22 de dez. de 2009

Pescaria nas Ilhas de Búzios e Cabo Frio

Sábado e Domingo, antes das festas natalinas rolou o melhor mergulho do ano.... e eu não pude ir.... No sábado amanheci com uma indisposição estomacal, vulgo "diarréia".... essas viroses brabas que tem aparecido por aí... no domingo melhorei, mas não pude ir pois minha esposa ficou mal também..... No sábado foram, Gratini, Nilsinho "bruce leroy", e Manel "ninja do boque". Mataram vários peixes sendo os melhores uma cavala e uma anchova "monstras" :





No domingo Gratini e Nilsinho tiveram a companhia de Rodolfo. Boa pescaria também e mais uma cavala "monstra":


É aquilo que a galera sempre fala: "só mata peixe quem tá dentro d'água!"

18 de dez. de 2009

eBlue - Revista online de Pesca Sub

Vi esta dica no site do Guarapas:

Dê uma olhada na qualidade desta publicação online. Ótimas fotos, vídeos online, pena que é em inglês:

eBlue 1

eBlue 2

Água Roxa.

30 de nov. de 2009

Campeonato Brasileiro de Pesca Sub - 2009

Enquanto não é publicado por fontes oficiais como foi o Campeonato Brasileiro de Pesca Sub 2009, em Ubatuba/SP, segue abaixo o relato do Diego Santiago :

"Cheguei a Ubatuba dia 17/11, terça feira. Nesta semana ainda podíamos pescar na área de prova e peguei alguns peixes. Nada de especial, mas estava conseguindo o principal, que era reconhecer as ilhas onde seria disputado o campeonato. O mar ainda um pouco mexido, foi acalmando e a água melhorando. Na semana da competição, vi muitos peixes, mas sem poder pescar. Alguns eu via todos os dias, tinham até nome, rs...

Sábado, primeira etapa. A área escolhida foi o costão entre Picinguaba e Trindade. Um bom lugar para a pesca sub, mas onde é muito difícil da água clarear no fundo. Pedras amontoadas, peixes em “buraquinhos” no raso. Água clara somente até 8 metros, tudo o que eu não gosto! Mas já sabia desta condição e tentei fazer o meu melhor com o objetivo de me manter no “bolo” e não deixar ninguém abrir muitos pontos e tentar virar na segunda etapa. Comecei bem, em uma área que eu havia visto peixes no dia anterior e logo nos três primeiros mergulhos pego um robalo, um badejo e um bom sargo, mas obviamente não consegui manter o ritmo. Fui pescando um peixe aqui, outro ali... perto do final, chegando em uma toca e escuto o “bumm” de uma garoupa assustada nadando para o fundo da toca. Ascendendo a lanterna, ainda tive tempo de ver o corpo de uma boa garoupa, com mais de 10 quilos saindo. Tiro por trás, “poeira” e um barulho familiar, mas nada agradável de uma garoupa grande se batendo com um arpão e depois silêncio. Cabo travado e subo pensando: ou o peixe saiu do arpão, ou encontrou um bom lugar para se travar... segunda opção! A garoupa enfiou a cabeça entre duas pedras e só conseguia ver seu corpo, longe. Começo o processo de desentocar ao mesmo tempo em que vão chegando barquinhos de pescadores locais. Um vinha acelerando em cima de mim e meu barqueiro colocou a lancha na frente para me proteger. Dois, três... sete barcos, cada um com quatro pescadores furiosos por estarmos pescando na “área deles”. Depois de falarem que não poderíamos estar pescando ali, parece que ficaram ainda mais furiosos quando mostramos as licenças do Ministério da Pesca, da Prefeitura e da APA do litoral norte para a competição. Resultado: quando a situação parecia que ia esquentar mais, tive que cortar o cabo do arpão, subir no barco e encerrar a conversa, saindo com o barco em direção a Ubatuba. Após a pesagem, termino o primeiro dia em quinto, 10 mil pontos atrás dos primeiros colocados. Nada que me desanimasse para a segunda etapa, nas ilhas das Couves e Rapada, onde havia treinado mais. Área mais funda, água mais clara e cheia de parcéis em volta, tudo o que eu gosto!

Calculando a melhor combinação entre os locais onde eu estava vendo mais peixes no reconhecimento, junto com a direção da corrente e maré enchente e vazante, fiz minha estratégia, que se mostrou perfeita. Tracei mentalmente nossa rota e fomos pescando um ou dois peixes em cada ponto, sem perder muito tempo em um mesmo lugar. Com o movimento de barcos e mergulhadores os peixes sumiram, e eu já esperava isso. Mesmo assim, estava com uma boa pescaria, com alguns peixes grandes. Deixo o melhor parcel para o final, onde ninguém havia mergulhado o dia inteiro. Faltando uma hora e meia para o final, começo a navegar para lá. Este é um pesqueiro mais próximo de terra, mais difícil de a água clarear, mas onde eu havia visto mais peixes. Eu já me aproximava e a água estava ótima, sem ninguém por perto. Perfeito.

Faltando uns 2 minutos para chegar, o motor da lancha simplesmente apaga, mais nenhum sinal de vida. Iria nadando, mas pelas regras eu não posso me afastar da lancha. Jogamos a Âncora e ficamos boiando perto do pesqueiro. Eu não acreditava naquela situação! Duas semanas navegando perfeitamente e o motor tinha que parar justamente nessa hora. Ficamos aguardando o final do campeonato, quando uma lancha nos rebocou de volta a Marina. Na hora da pesagem, tristeza e alegria. Alegria por ter feito a melhor pescaria do dia, mas tristeza por ter perdido o campeonato por 3 kg. Fiquei em segundo, UM PEIXE atrás do primeiro colocado. Eu tinha uma hora e meia para pegar UM PEIXE no meu melhor pesqueiro. Ainda não acredito, parece que a ficha ainda não caiu, hahaha... Só não fiquei mais triste porque o campeão foi Felipe “Caranha” um amigo de Ilhabela que eu gosto muito e mereceu o título.

Quando não tem que ser...

Abraços,

Diego Santiago
www.pescasubbrasil.com"

5 de out. de 2009

Curso de Mergulho Livre e Pesca Sub em Cabo Frio com Diego Santiago

Neste fim de semana, 03 e 04 de Outubro, tive a oportunidade de participar do curso ministrado pelo Diego Santiago.

Na sexta feira acessei o site dele para ver se já tinha o anúncio do seu DVD (veja o trailer aqui) e vi o anúncio do curso em Cabo Frio.

Liguei para meu camarada ReiSub para fazer o curso também mas, por motivo de trabalho ($$$$, rsrs), não deu para ele. No sábado pela manhã liguei para a Pousada Porto Canal, onde o curso seria ministrado, e falei com o Diego para ver se tinha vaga disponível e parti para a Pousada.





Apesar do curso ter sido em Cabo Frio, a maioria da galera era de Rio das Ostras. Tinha 2 de Iguaba e 2 de Búzios. De Cabo Frio só tinha eu. Apesar do pouco tempo do curso, rolou uma integração entre a rapaziada, demos muitas risadas, foi muito divertido.

O Diego anunciou que toda turma tem um nome, um apelido, e os nomes mais cogitados pela galera foram "Turma SeaSub" e "Turma Sedentários", por motivos óbvios. Ainda a ser definido por uma votação online, pela galera.

O curso foi muito bacana. Com o apoio do seu irmão Bruno, o Diego nos deu muitas dicas e tirou várias dúvidas da galera. A única coisa que ele não nos informou foi as marcações do seu GPS, rsrs.

No sábado aconteceu uma parte teórica e exercícios de alongamento e respiração.
No domingo pela manhã mais uma parte teórica, (peixes, técnicas de pesca e imersão, etc...), e na parte da tarde, exercícios na água na Praia das Conchas.

Em cima: Assis, José Paulo, Chiquinho, Igor, André, 6, 7, Vinícius, Mychael e eu. Embaixo: 1, 2, Tássio, 4 e Paulo Henrique. Sou muito ruim para lembrar nomes.
Se vc está na foto acima coloque seu nome nos comentários deste post, lá embaixo e me informe tua posição na foto.


Como o mar estava um pouco agitado, o Diego combinou de marcarmos uma saída, numa data futura, para as Ilhas de Cabo Frio, com toda a turma.











O curso foi muito bom. Me mostrou o quanto ainda tenho que evoluir e o quanto de coisas que fazia errado, no mergulho, e não sabia. Ninguém sai do curso, sendo "o mergulhador", mas o curso nos mostra o caminho para podermos evoluir.

25 de jul. de 2009

Trailer "Pesca Sub nos Extremos" de Diego Santiago

A ser lançado em Novembro/2009 o DVD do Diego Santiago. Abaixo o trailer do filme.
Pela descrição feita pelo próprio, este filme promete ser muito bom.
"Bem vindos a uma nova geração em filmes de Pesca Sub.
Através de imagens captadas em alta definição, duas câmeras simultâneas, imagens aéreas e por satélite, você irá conhecer os locais, as diversas espécies e as técnicas utilizadas na captura de grandes peixes esportivos nas águas azuis de dois dos pontos mais isolados do Oceano Atlântico: Ilha da Trindade, extremo oriental do Brasil e Arquipélago dos Açores, extremo ocidental da Europa, na companhia do atual Tri Campeão Brasileiro Diego Santiago."


13 de jun. de 2009

Manel: novo integrante da equipe

Após um processo de avaliação que levou 12 meses, na última reunião do Conselho da equipe, ficou aprovada a entrada do novo integrante: Manel, vulgo "Paulo Chapecó". Foram avaliados seu desempenho e boa vontade para cozinhar e compartilhar os peixes pescados. Rsrs. Abaixo as fotos dele em várias pescarias:





O ninja do Boque:

Pescaria em Arraial do Cabo


Hoje, 13/06/2009, Valério esteve no Paredão e no Saco do Cherne, em Arraial do Cabo e fez uma boa pescaria. Água boa e com movimentação de peixes. Na foto com o parceiro Michel:

30 de abr. de 2009

Vídeo de Joseba Kerejeta - Campeão mundial 2008

Este vídeo do Joseba Kerejeta (que nome é esse?!!), campeão mundial de 2008 tem imagens alucinantes. Água tão roxa que parece que ele está mergulhando dentro de um aquário.
De tirar o fôlego!!! Confere aí:

17 de abr. de 2009

Ainda chego nesse nível!!!

Olha o peixe que esse camarada arpoou!!!!:

Pra pescar um peixe desse, além de técnica, ele precisa de uma arma dessa:

15 de abr. de 2009

Novo DVD do Paulo Pacheco

Em breve será lançado o novo dvd do Paulo Pacheco, "A Arte da Pesca SUB". Confira abaixo algumas imagens deste dvd que promete:

1 de abr. de 2009

ReiSub de Bote Novo!!!!

Recebi um email do ReiSub com as fotos do novo barco que ele adquiriu. Casco de fibra, motor de 15, show de bola. A galera da equipe tá querendo saber quando vai ser a estréia da pescaria. Detalhe que depois que ele comprou o barco, sumiu... Ninguém mais o vê....Vamos lá ReiSub !!! Estamos aguardando os convites.... Rsrsrs





Pescaria em Búzios: Ilha de Âncora e Gravatás



Esta pescaria aconteceu no sábado, 21/03. Estava eu, Gratini, Odmar e Nilsinho, vulgo "Bruce Leroy". Saímos da Praia da Ferradura com sol, água quente e cristalina.
A pescaria foi razoável com vários peixes arpoados. Pra variar Nilsinho e Gratini mataram vários peixe. Este não foi meu dia: vi vários peixes, inclusive um cardume gigante de graçainhas, de um tamanho que eu nunca havia visto antes. Errei uns 10 tiros, acertei 4 que rasgaram e perdi os peixes. Minha mira estava horrível. Acho que é porque estava muito tempo sem mergulhar, não sei..... Vamos ver no próximo mergulho.
Também foi meu primeiro mergulho com a nova máscara Sea Sub Seal. No início ela estava embaçando um pouco mas com o tempo fui me adaptando. No geral fiquei bem satisfeito com ela. Se adaptou muito bem a meu rosto. Recomendo. Ela tem um ótimo custo-benefício visto que custa na faixa de R$ 85,00.

Pesca Sub em Jet Ski

Li sobre este assunto no site do Guarapas. Veja a criatividade do pescador sub, buscando alternativas para a pescaria.





É uma opção que pode ser viável, onde o custo do jet ski é próximo ao de um inflável com motor e, como eles relatam, a manutenção é mais barata.

19 de mar. de 2009

Prancha para Pesca Sub

Vi esse vídeo no Youtube e lembrei do meu camarada Luciano Buzz, o fera nas bricolagens:

6 de fev. de 2009

PESCARIA de ROBALOS PRAIA DO FORTE CABO FRIO


Os integrantes da equipe (IDE PESCA SUB) se encontraram na Praia do Forte, em Cabo Frio, para confirmar rumores de que muitos robalos estavam sendo arpoados no local e também comemorar o retorno tão esperado de Anderson Borbolha, grande matador de garoupa. Chegamos por volta das oito da manhã e logo encontramos muitos mergulhadores saindo da água com grandes peças de robalos, logo nos apreçamos, vestimos nossas roupas e caímos na água, que por sinal estava marrom com pouca visibilidade. Valerio e Anderson foram os grandes matadores com peças acima de três quilos, enquanto Reisub e Julio não tiveram tanta sorte. Veja as fotos acima.

3 de jan. de 2009

Pescaria nas ilhas de Cabo Frio - Ilha do Breu

Partimos com Gratini, eu, Luciano Buzz e ReiSub, por volta de 13 horas saindo do Portinho. Fomos na ilha Redonda e não achamos nada, com exceção de Gratini que matou um sargo. Partimos para Alagada, lá tinham algumas anchovas miúdas. Depois fomos para ilha do Breu. Lá as anchovas estavam "passeando". Morreram anchovas, serra, xereletes cara suja. Gratini matou 8 e eu 2. Detalhe que Gratini matou duas anchovas com um tiro só. Foram esses da foto:

2 de jan. de 2009

1ª Pescaria do ano: Ilha do Papagaio

Voltando às origens: Pescaria no barco "Azedinha" emprestado pelo irmão de ReiSub, Jorginho, vulgo "Peteca". Saímos da Gamboa as 6:45, eu, Luciano Buzz, ReiSub e meu filho, Luiz Phelipe que estava estreando na saída pras ilhas. Fomos para Ilha do Papagaio, água boa com temperatura amena, dia de sol, com vento fraco. Ótimo dia para pescaria, só faltou os peixes. Morreram: budiões, xerelete, robalo, cação viola, peruá, graçainha e sargos. Luciano Buzz, o matador, que fez a avaria e matou as duas melhores peças: 2 sargos de beiço com um bom tamanho, esses da foto: