28 de dez. de 2011

Homenagem ao Diogo

Amigos do Blog,

A comunidade da pesca submarina de Cabo Frio perdeu um de seus praticantes.

Diogo Figueiredo Viana Varjolo. Um cara que era muito querido por todos que o conheciam pessoalmente.

A pesca submarina é um esporte maravilhoso. Só quem já praticou sabe como é. A emoção da pescaria, visuais espetaculares no fundo do mar, adrenalina, etc... Mas ao mesmo tempo, é preciso muita coragem e muito cuidado.

Nesta hora de dor ainda surgem vários boatos de como foi o ocorrido. Um amigo que estava pescando com ele me relatou: foi um apagamento. O relato do site da InterTV está preciso. Leia a matéria aqui:

Neste momento de pesar, nossos sentimentos para sua família e amigos.

Que Deus dê força a todos.

Descanse em paz, Diogo.





27 de dez. de 2011

O mar não está para peixe

Esta matéria da National Geographic é muito interessante e nos dá um retrato do que está acontecendo com a população de peixes do mar. Pra nós mergulhadores sub, isto não é novidade. Nós constatamos, a cada mergulho, esta situação. Nossa pescaria é muitas vezes discriminada, somos taxados de cruéis pelos ecochatos, mas a grande verdade é que o que está acabando com os peixes, é a pesca pedratória, a indústria da pesca de arrasto. Um lance de rede de uma traineira mata mais peixe do que um pescador sub em toda sua vida. Para refletir:



A crise mundial da Pesca: práticas predatórias e desrespeito ao manejo vêm reduzindo as populações de espécies nobres de peixe.

Os oceanos estão em apuros. Do extremo norte do mar da Groenlândia aos vagalhões gelados do círculo antártico, estamos limpando os peixes de nossos mares. De 1900 até hoje, pode ter havido um declínio de quase 90% em muitas espécies, e o problema só se agrava. Super-redes de arrasto varrem os recifes. Países violam as leis. Cotas de pesca não são respeitadas.
A crise anuncia-se na mesa vazia de uma família no Senegal, na queda do número de alunos em uma escola elementar de um povoado costeiro, no cardápio dos restaurantes e na esteira de pescado inaproveitado e lançado à deriva. Nas três histórias a seguir, comparamos os prejuízos líquidos com os magros lucros. Primeiro, a magnitude do problema, refletida no massacre do majestoso atum-azul. Depois, para compensar, o caso de uma reserva marinha na Nova Zelândia obstinadamente mantida por um biólogo que prega a necessidade de nova ética para o oceano: que ele seja visto não como um recurso natural a ser explorado, mas como uma comunidade pertencente a todos nós. Finalmente, a situação da pesca na extensa costa brasileira, em comunidades onde o declínio de espécies marinhas, como a lagosta, priva o povo de seu sustento e arrasa um modo de vida transmitido de geração a geração.

24 de nov. de 2011

Barracuda em Natal/RN

Como pretendo viajar, no início de 2012 para Natal/RN, andei pesquisando alguns vídeos no Youtube. E achei esta barracuda pedindo pra morrer:

28 de out. de 2011

Cação Mangona, 40 kg, Ilha do Pontal, Cabo Frio - Arraial do Cabo




Mais um troféu da Equipe. Desta vez o pescador sub Valério fez uma bela pescaria:

Mergulho no dia 17/10/2011 as 19 hs (estava quase escuro) na laje de fora da Ilha do Pontal, entre Cabo Frio e Arraial do Cabo. Cação Mangona capturado a 12 metros de profundidade.
Precisou de dois disparos para ser capturado.


Relato do próprio Valério:

"Acertei o peixe do lado de fora da ilha na laje. Dei o tiro e ele me rebocou por um tempo pois a cordinha embolou na cabeça da arma. Depois veio o Alvarenga e não conseguiu descer pq ele estava longe e nao tinha mais folego entao peguei a arma dele e dei o segundo tiro, aí o peixe acalmou um pouco,  então rebocamos ele ate a praia da ilha. Depois levei ate a praia do pontal e no meio do caminho ainda matei um baiacu arara."


14 de mai. de 2011

Caranha de 38 kg - Ilha Comprida - Cabo Frio





Pescaria em Cabo Frio, na Ilha Comprida, no feriado da Semana Santa.
Segue o relato do Wanderson:

"Eu estava no fundo, aproximadamente 12 mts, procurando uma garoupa que havia entocado, quando logo apareceu esta caranha, a uns 5 mts de distância. Me aproximei lentamente e fiz o disparo que acertou em cheio no olho, vazando pra barriga. Ela foi pro fundo, fazendo bastante força. Trabalhei ela, por um tempo, pois o barco estava longe. Depois de um tempo embarquei ela. Ela pesou 38 kg.

17 de jan. de 2011

Garoupa na Ilha dos Pargos

Estou publicando uma foto de um amigo de longa data, que não via há alguns anos.
Sandro Neves, vulgo "Magrelo".
Garoupa de 8 kg, arpoada na Ilha dos Pargos, sábado 11/12/2010, em Cabo Frio-RJ.

Várias fotos de pescarias de Nilsinho "Bruce Leroy", Manel e agregados

Postando galeria de fotos de Nilsinho, Manel e agregados:









Destaque para o olho de boi, relato do próprio Nilsinho:
"Dia de agua com pouca visibilidade em média 6mts, mas com temperatura em média de 23 graus, o local foi em Arraial proximo a Ponta Leste, não tinha muito peixe, ele foi a salvação, o peixe não deu reboque pq o tiro foi no apagador.hehehehe"

Pescaria de Cavalas em Arraial do Cabo

Após um longo período sem postar, voltamos com carga total neste fim de semana.

Durante a semana anterior ouvimos comentários de que as cavalas estavam passeando por Arraial do Cabo. Então nos preparamos e partimos as 05 hs da manhã de sábado, 15/01/2011.

Ao chegarmos lá começamos com algumas peças boas: pitangolas, anchovas e pampos.




Já estávamos indo embora quando resolvemos cair num último point: e lá estavam as cavalas a passear em grandes cardumes. Quando Reisub arpoou a primeira, encostou um barco com mais 4 pescadores sub, que fizeram muito barulho e espantaram elas.



Mesmo assim eu ainda consegui arpoar uma, assim como Wanderson. Ainda conseguimos arpoar mais umas pitangolas para completar a boa pescaria do dia.




A maior peça, pescada por Reisub pesou 15 kg, a segunda, pescada por Wanderson pesou 13 kg e a menor, pescada por mim, pesou 10 kg.

Voltamos pra casa felizes com a ótima pescaria.